Interessante o relato Sr. Brahma!
Confesso que nesse momento não me interesso em cripto como investimento pois o futuro ainda está muito incerto. Na última grande recessão, em 2009, o BTC praticamente nem existia. Ninguém sabe como o mercado de cripto iria reagir a uma recessão similar.
E o tanto de besteira que se fala sobre cripto por aí não tá no gibi!
Mas me interessa muito a utilidade dessa tecnologia.
Estou fazendo este curso no Coursera neste momento para entender mais quais serão as utilidades das finanças descentralizadas no futuro: https://www.coursera.org/learn/decentralized-finance-infrastructure-duke/
Eu acredito que uma das primeiras inovações que irão se popularizar serão transferências internacionais a custos mais baixos, o que será ótimo para nós, investidores globais.
Outro aspecto promissor é receber e pagar por serviços na Internet e nos metaversos do futuro. Hoje, por exemplo, para um criador que gostaria de receber apoio voluntário da sua audiência, a forma mais barata é o Patreon, que cobra 10% de comissão. O Youtube fica com 30% do seu esquema de membros, e o Jeff Bezos fica com absurdos 50% de todas as doações feitas no Twitch. São muito surreais essas taxas!
Também acho que, tendo em vista a taxa de juros ser quase zero nos países desenvolvidos, é possível que as melhores alternativas de renda fixa do futuro existam no universo das finanças descentralizadas.
Enfim, em breve começarei a escrever artigos sobre isso.